slide
 
 
 
 

Transformando Estratégias em Resultados, Agregando Valor.

Entenda a importância da consultoria empresarial

Consultoria estratégica é muito importante para empresas que desejam se reposicionar no mercado, melhorar sua performance, modernizar, aumentar o profissionalismo e gerar condições para crescimento e desenvolvimento sustentável.

Consultoria empresarial é uma estratégia utilizada pelas empresas para garantir aumento da lucratividade, diminuir as despesas, atuar na gestão de pessoas e satisfazer as necessidades dos clientes.

Consultoria empresarial é contratada quando empresas se encontram em uma das seguintes situações: performance baixa com resultados negativos por um período de tempo, o mercado mudou e a empresa tem a sensação de que estão patinando, sucessão quando familiares tem que tomar decisões de como continuar construindo riqueza.

Em geral, a tomada de decisão de contratar uma consultoria externa vem dos sócios, das famílias quando a família cresce ou já há a maturidade de entender que processos de sucessão são complexos e que para resolução é necessário elemento neutro, profissionalismo elevado e visão de mercado externos.

As empresas têm culturas que são decorrentes de suas histórias. O mercado por outro lado impõe exigências de transformação para que as empresas perpetuem. Assim, é importante o se reposicionar.

A consultoria externa traz uma gama de soluções para o problema que a empresa está enfrentando e constrói a diretriz para onde quer ir. As empresas são únicas, assim como as soluções que a HH implementa são lapidadas para cada cliente.

A definição do escopo de trabalho, quando a HH procura profundamente entender a realidade em que a empresa se encontra, é o segredo de resultados consistentes.

A função da consultoria empresarial consiste em analisar o cenário interno, externo, identificar as potencialidades, estabelecer metas e acompanhar os resultados propostos. Para tanto, demanda engajamento da alta gestão, dos membros da equipe e clareza da mudança que a liderança quer fazer.

1. Análise do cenário interno

Uma das principais atividades da consultoria empresarial é analisar o cenário interno da empresa, fazer o mapeamento da realidade. O diagnóstico da fase de negociação de escopo é aprofundado logo no início do trabalho. Essa análise avalia abertura a mudanças, como sistemas de gestão são utilizados, pessoas chaves, potencial do mercado e dos recursos da empresa. Por recursos entendemos desde competências da equipe, diferenciais, equipamentos, fluxos e processos.

2. Análise do mercado

Visão de futuro é como gostamos de começar a analisar o mercado e ambiente externo. Se considerarmos o cenário daqui a 5, 10, 25 e 50 anos, quais são as rotas que devem ser traçadas.

A Transformação Digital trouxe alguns elementos interessantes para todo o universo de consultoria, a formação de times com co-responsabilidade da implementação das mudanças (‘SQUAD”). Nossa metodologia considera que times tem que ser potencializados e trazem melhores resultados quando há o engajamento de todos. A HH envolve e traz para o time o empoderamento das soluções, traz a governança corporativa com a discussão do colegiado, transparência dos dados e construção da cultura de planejamento como uma engrenagem onde a participação e relevância de cada área é claramente entendida e a co relação das áreas para o sucesso do todo.

3. Avaliação das potencialidades, valorizamos o que as empresas têm de melhor.

Entender e explorar as potencialidades da empresa, de sua equipe e do mercado e em conjunto construir valor é o desafio que nos mobiliza. A construção de valor de uma empresa depende de como trata os dados que tem (sistema de gestão) e o conjunto de indicadores chaves que geram as diretrizes para a construção de valor, e o empoderamento da equipe. A cada ano que passa a empresa deveria crescer seu valor (“valuation”) literalmente. O mercado tem duas situações: crescemos e compramos para continuar crescer, não crescemos e nos compram. A HH trabalha com essa filosofia, crescer para comprar e continuar crescendo.

4. Como geramos projeção e visibilidade das empresas clientes

Entedemos cultura e momento dos sócios, conselho e familiares e mercado; trabalhamos lado a lado, somos mão na massa, conectamos estratégia com visão de futuro; ser sustentável e ter valor é muito importante; entregamos histórias novas de mais sucesso.

Os motivos que levam a nos contratarem:

1.     O mercado apresenta novos desafios quase que diariamente.

2.     Concorrência em constante desenvolvimento e se reposicionando rapidamente no mercado.

3.     Mudanças de legislação que impactam o negócio e necessidade de inovar são alguns dos pontos recorrentes do dia a dia das empresas, sabemos lidar com isso.

4.     Gestão cada vez mais profissionalizada no mundo global-local

5.     Futuro de empresas familiares, quando tem a passagem de gerações e necessidade de perenização dos negócios e da geração de riqueza.

A contratação de uma consultoria estratégica é sempre o caminho mais curto, mais eficiente custo retorno e representa a grande oportunidade das empresas se superarem.

Tecnologia do Google TradutorTradutor